quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Insight sobre o ego

Tenho observado, tanto na minha vida como na dos que tenho acesso para conhecer mais profundamente, que quando o ego começa a inflar, isso é, sentir-se muito bem, a última bolacha do pacote, o rei da cocada preta etc (todo mundo sabe a que me refiro) logo, logo, cai do cavalo.

Os motivos da queda podem parecer aleatórios, não precisa haver elo de conexão entre uma coisa e outra. Só que o balão inflado do ego é detonado e, thanks God, a vida volta a fluir normalmente, pé no chão e na real.

Tudo muito lógico. O irreal não tem consistência, numa certa hora falta fôlego. Como um corredor amador de final de semana não dá conta de uma maratona.

O Ser tem que ser construído passo a passo. Devagar, caindo e levantando, que é o que dá a musculatura necessária para a construção. Inflação rápida, por motivo conhecido, normalmente é suspeito. Na gíria se fala "viajar na maionese".

Claro que o ego de burro não tem nada. Ao contrário, é super inteligente e estrategista. Vai fazendo marketing de si mesmo até que ele mesmo acredite que o que pensa é real. "Assim sou eu."
Pronto! Prepara os cobertores se quiser se proteger um pouco, mas vem TAKAM (golpe divino para derrubar). Ou já começa a rir, melhor jeito de ver algo em si de maneira "cool".

De verdade, é muito doloroso. Muito mesmo! É como ficar sem chão, se perder, não saber mais quem é, para onde vai. A vida perde o sentido e morrer já parece até uma benção.

Remédio super eficaz, talvez o único que realmente funcione: Humildade!


Volta! Volta para a realidade de que somos apenas um grão de areia. Alívio imediato.

Nenhum comentário: