quinta-feira, 21 de julho de 2011

O milagre turco.

Estava eu no meio de uma profunda depressão, que durou dois anos, quando, no meio de uma meditação em grupo, tudo mudou.

Explico melhor. Primeiro, essa experiência da depressão foi o meu doutorado como terapeuta. Nem sei como pude trabalhar antes disso, já que não conhecia a dor sem motivo. Porque sofrer por algum motivo é tristeza, normal. Mas desesperar-se, como se tivesse um leão à frente, sentada sózinha em casa, sem nada que justificasse esse estado... ah...isso é assustador. Só quem já viveu sabe.

Bom, nesse estado estava quando fui fazer uma meditação com um grupo de amigos. Quer dizer, eu só fui para estar alí, pois não conseguia mais nada que estar. Contava com a "onda" dos amigos.
Tensa, gelada, dura, desesperada! Tão desesperada que comecei a falar, internamente, claro, com as pessoas que tocavam e cantavam no CD de fundo da meditação. Pedi a eles que me ajudassem, intercedessem por mim, já que eu estava totalmente impotente. Como me parecia que eles tinham tanta fé e contato com o transcendente, que me colocassem nesse fluxo.

É difícil falar de tempo nessas situações, mas não me pareceu passar mais de um minuto quando senti que o sangue começou a correr, o calor por todo o corpo se espalhou, as lágrimas quentes e deliciosas começaram a correr, a vida voltou.
Porque a depressão é seca e fria.

Foi como se um pia se desentupisse; sabe quando se usa aquele desentupidor e imediatamente o que estava impedindo o fluxo vai cano abaixo? Assim mesmo. Rápido. Imediato.

Abri os olhos, para ver o que estava acontecendo, porque o meu mundo tinha mudado completamente. Externamente estava tudo igual. Todos sentados de olhos fechados, o sonzinho continuava a tocar e eu voltei ao mundo dos vivos. Nunca chorei com tanta alegria e nem de maneira tão quente. Não sabia que as lágrimas  são quentes.

Anos depois, conheci as pessoas que gravaram aquele CD, em Istambul. Só podia agradecer àqueles desconhecidos que operavam milagres com sua música, sua intenção e sua conexão com o misterioso divino.

Vida boa de viver quando se tem experiências tão ricas!

Nenhum comentário: