quarta-feira, 20 de julho de 2011

Suruba virtual

Cena 1: Uma sala de frente pro mar, 3 computadores ligados e 3 membros da família conversando... pelo facebook! Na vida real, a TV está ligada, o jantar está na mesa e ninguém consegue se desgrudar da tela... (#patético!)

Cena 2: Jantar entre amigas, todas jornalistas, i-phones na mão. Uma faz o check-in no restaurante, todas comentam o fato no ato. A conversa não desenrola porque todo mundo tem que "alimentar" suas redes sociais. (#sinistro!)



Minha mãe acaba de me dizer que esse negócio de abrir 8 janelas na internet ao mesmo tempo é uma suruba virtual. Enquanto isso, ela assiste aqueles spams de powerpoint com a musiquinha no fundo... um por um, até acabar a lista de 256 e-mails recebidos. Eu me pergunto:
- Como ela consegue?

Já na visão dela, eu tenho sérios problemas. Meu futuro é a esquizofrenia. Ela também me diz que quase não faz diferença eu estar em casa ou não. Quando estou, fico neste tilintar eufórico das teclas do laptop, vidrada feito borboleta na luz, fazendo mil coisas ao mesmo tempo, por horas a fio. Eu respondo que no mundo de hoje isso não é um problema, e sim uma grande virtude... se chama multitask. Os empregadores adoram. (Aposto que na sede do Facebook e do Google trabalham um monte de esquizofrenicos!)

Então paro para pensar no que acabei de dizer...



Gente, onde vamos parar? Tá todo mundo viciado nesse troço, não importa mais a geração. A partir da minha, só tende a piorar. Google +, facebook, twitter, msn... e tudo mais o que houver para ser inventado. Tenho medo do nosso futuro. Redes SOCIAIS? Desde que eu entrei na rede... me sinto cada vez MENOS social de fato. A palavra falada está sendo substituída pelo tic tac. SOCORRO!
(E dá licença que eu ainda tenho que mandar um texto pro outro site que eu escrevo, checar meu facebook, promover o blog no twitter, responder às janelas piscando do msn e responder trocentos e-mails). PQP!

PS: Este texto só vai ter centenas de acesso pelo simples fato de ter suruba no nome... É que sexo VENDE! Também pudera... ninguém tem mais tempo pra isso...

Um comentário:

Sandro Santiago disse...

Hummm, ótimo texto, lindo post, bela reflexão, Alana...
É, de fato, a Televisão foi o “primeiro” veículo de promover ilusões ou maquininha de fazer “malucos” que dispersou a estrutura familiar around the world... E diziam que ela iria acabar com o cinema, não aconteceu. Mas ela diluiu os contatos reais... Isto é um fato.
A internet (dizem) aproxima aqueles que estão distantes e afastam os que estão perto. Será? Vivemos em um mundo de grande liberdade: de ir e vir, de se expressar, de fazer escolhas... Mas prefirimos estar, muitas vezes, presos aqui nesta caverna de Platão, a viver coisas reais, sentimentos profundos, encontros verdadeiros... É um paradoxo. Que pode ser solucionado quando conduzimos nossas vidas pelas escolhas que fazemos e não pelas demandas do mundo do consumo. A internet é só uma ferramenta a mais. Mas, se continuarmos seguindo estas “luzinhas que brilham”, iremos ficar sim sem sexo, sem amor, sem cinema, sem vida real... Ainda bem que a net não acabou com os livros.
Penso que a sua mãe tem razão em parte: o mundo está se tornando psicótico. As pessoas estão cada vez mais solitárias e com medo de encontros reais. Mas acho que faz diferença sim você estar em casa (para você e para ela). Suponho que ela ainda esteja com saudade de você e afim de um papo ou de uma saída para se divertirem.
É preciso estarmos atentos para não alimentarmos um “Show de Truman” ou um “1984” reais. Um BBB na TV já basta, não? É preciso estarmos atentos para não sermos controlados. É tudo o que os empregadores querem. Cuidado!!!!
Eu, por exemplo, tenho um sério problema com meus alunos com relação a celulares ligados. Perco pelo menos de 5 a 10 minutos pedindo para eles ficarem quietos (já que estão dispersos!) e para desligarem os celulares. Que, diga-se de passagem, são os de última geração. Para quê????
Acho que seu futuro é brilhante se você continuar escrevendo cada vez mais, lendo mais ainda e refletindo assim. Só que, lembra da nossa conversa aqui?!, que vale para todo mundo, uma reflexão só é profunda se encarnada.
Por falar em redes sociais, vi aquele filme “A Rede Social” no cinema. Que filminho chato... Prefiro e sugiro outros filmes contemporâneos: “O Segredo de seus Olhos”, “A Vida dos Outros”, “O Leitor”, “Edith Piaf”, etc.
Quanto mais se fala em sexo, menos se faz....