quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Desapegar!

É difícil! Quem disser o contrário mente.

Só que é a única coisa que nos deixa realmente livres. Nossa emoção é refém dos nossos amores. Dos nossos gostos e desgostos. Das nossas expectativas...

Difícil prá caramba! Dói, leva algum tempo, é preciso elaborar, libertar o outro, o que dá medo, porque ele pode ir e não voltar. Mas nos deixa na real, ninguém é de ninguém, só o amor livre é que flui.
No meu caso estou falando de filhos, netos...Ah, os netos! Que grandes amores são e não nos pertencem. São tão nossos quanto seus pais permitirem, pelo menos enquanto são pequenos. Depois que crescerem, estarei eu aqui? Melhor nem pensar porque assim se forma o apego.

Filhos! Como dizia o Vinícius: "...melhor não tê-los. Mas se não tê-los, como sabê-lo?"
São os pais que amam os filhos, é instinto. Os filhos necessitam dos pais. Quando são pequenos para sobreviver, depois para se estruturarem emocionalmente e depois...ah, depois...aí viram amigos, na melhor das hipóteses. Senão se acham obrigados a manter aquilo que já não sentem.

A vida tem aspectos cruéis. A natureza das coisas é assim. Cruel é o nome que damos àquilo que machuca, não queremos, não gostamos. Mas o viver inclui tudo isso. É preciso maturidade para aceitar com serenidade estas facetas.

Eu poderia morrer hoje e nada de grave seria. Meu marido sentiria muita falta, talvez nunca mais fosse ser tão feliz. Meus filhos chorariam por 3 dias e se recuperariam facilmente porque é da natureza da vida. Meus netos tão amados nem lembrariam de mim um ano depois. Algumas amigas sentiriam uma profunda dor. Uma delas lembraria de mim todos os dias quando estivesse feliz ou chorando... Pronto! Acabou! Essa etapa, essa vida...essa Tania.

Enfim livre! Até para morrer!
Agora vivo só porque EU quero, ninguém mais necessita de mim. Fico feliz por ser assim, me renova. Agora a vida é minha apenas e eu quero viver muito ainda porque tenho o mundo para conhecer.


Até agora vivi de mãezinha, vózinha, cuidando do ninho que esvaziou e nem adianta chorar. Daqui prá frente tenho o mundo me esperando, os desconhecidos, o diferente, o inusitado, os amores que acontecem nem que seja por um dia, um minuto. Os assombros com a beleza, a feiúra, os cheiros, as comidas exóticas, as 1001 noites...com o meu amor!

Nenhum comentário: