quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Revolta boa

"Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
           Coragem, coragem, eu sei que você pode mais."
                                        Raul Seixas

Quero implantar essa frase como um chip, no meu mais profundo entendimento. Coragem para fazer o que se acredita. Encurtar a distância entre vontade e realidade. E levar com leveza toda experiência. O sucesso não precisa ser dolorido e pesado de conquistar, assim como a derrota também pode ser um sucesso no campo do aprendizado. Há gente vivendo de sonhos, enriquecendo de boas ideias, progredindo e recheando o bolso por ajudar o planeta. Para o bem e para o correto sempre há lugar. O mercado não é mais um bicho papão, o sistema pede ajuda, já que tem falhado muito. O que prometia felicidade, o que era glamour, são agora  conceitos e produtos meio mancos e sombrios, já que a sustentabilidade e a responsabilidade com o outro e com o meio deixou de ser papo de hippie para virar compromisso pessoal e social. Isso, até para as raposas do mercado de sifras, deveria ser uma grande jogada. Recomeçar, recriar, pensar num novo conceito de belo, de bom, de qualidade. Um novo eixo de conhecimento, nada saturado, borbulhando criatividade ilimitada, e aberto a quem tiver o que dizer ou boa coisa para oferecer. Coragem, sair do lugar-comum ultrapassado, criar um novo lugar-comum mais cômodo a todos e ao todo.
Pensar globalmente, agir localmente. Crer, simplificar, harmonizar. Os frutos disso?  Frutos muito mais doces maduros e orgânicos que os frutos de um sistema que o humano acha legal, mas degrada a humanidade. Sadomasoquismo eu diria. Sentir prazer em deixar efeitos colaterais por atos sem consciência. É hora do amor e do carinho, da atitude sem resíduo e sem poluente. Que a reação de nossos atos e palavras seja a benfeitoria; a curto, médio e longo prazo. E não falo de santidade, voluntariado, caridade. Falo pra todos, do luxo ao lixo. Seja consciente. Da marca da maquiagem ao bom dia. Pra quem precisa ainda minar-se de mimos sociais, saiba que é chique ser ECOrreto. Cuide dos seus rastros, das suas palavras, é chique ser bem educado. Educação significa algo muito além da etiqueta social e implica em ação. EducAção.
Coragem, ser melhor é mais fácil que se imagina, mais divertido e mais bonito. 



Um comentário:

Iara disse...

É sempre muito bom quando percebemos que existem muitas pessoas que compartilham de sentimentos, de ideias e que não estamos sozinhos na nossa indignação e nem nos nossos sonhos. Parece mentira que precisemos falar de coragem para ousarmos dizer o que pensamos e mostrar quem somos. Mas é isso mesmo. Então que a coragem esteja impregnada para fazermos o que acreditamos, para agir a favor do mundo que queremos.