quinta-feira, 28 de abril de 2011

A dúvida




Não sei se sou uma pessoa normal. Às vezes acho que tenho uma propensão para a dúvida maior do que o comum... Tenho certeza que há bastante gente que se identifica comigo, mas grande parte das pessoas parece  tão certa do que quer, onde quer, com quem quer todas as coisas. Pode ser que seja só aparência... mas eu tenho uma inveja secreta destas pessoas, já que sou consumida diariamente pela dúvida. Tenho certeza de algumas coisas, mas duvido ainda mais das certezas. E vou diretamente da certeza que sim para a certeza que não... depois volto. Minha maior certeza é, sem dúvida, a dúvida. Pelo lado dos pensadores, isso me parece uma coisa boa, já que todas as grandes frases defendem aquele que duvida como sendo sábio:

"Só sabemos com exatidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida". - Johann Wolfgang Von Goethe


"É menos mau inquietar-se na dúvida do que descansar no erro." - Alessandro Manzoni


"A dúvida é a escola da verdade". - Francis Bacon


Frases confortantes estas para os que duvidam, certo? 
Agora vejam pelo lado da fé...


"Milagres so acontecem aos que estão crendo. Duvidas nunca produziram os resultados que você deseja. Pare de anunciar suas duvidas. Comece a declarar suas expectativas no milagre".


"Um único dia de dúvida... poder trazer 365 dias de sofrimentos. A experiência mais cara da terra é a dúvida".


Leio coisas como estas e me arrepio. Também concordo que a dúvida tráz sofrimento. Afinal, qual é a dúvida positiva e qual é a dúvida que consome? Do que devemos duvidar e no que devemos ter fé cegamente? Das frases que eu li, a que mais me pareceu visceral foi esta:


"Em estado de dúvida, suspende o juízo..." - Pitágoras


Mas... suspender o juízo pode ser, para mim, um grande condicionamento, porque é uma saída que uso regularmente. E agora? Que dúvida!!!

7 comentários:

Tania Abreu disse...

Duvidar é muito importante. Abre a situação, mostra o quadro todo. Mas há um momento em que se tem que decidir, e subir uma escada, mesmo sem ver o degrau. Primeiro acredita, depois verás.

Mariana Ostermann disse...

Muitas vezes perco mais tempo e energia na duvida do que desfrutando da decisão. Aliás, decidir não anula totalmente a duvida ...

Mel Savi disse...

Antes da certeza vem a dúvida, né? E depois da certeza também vem a dúvida. Será que a vida não é esse constante vai e vem? Bj!

Alana de Abreu disse...

@Mel: eu duvido!!! hahahah

Zena disse...

Eu penso que "NA DÚVIDA NÃO ULTRAPASSE" é pra obedecer só nas placas de estradas. E parodiando uma frase famosa costumo dizer que "PROMESSA É DÚVIDA!" Beijão!

Romina Lima disse...

A duvida e' parte crucial do processo de decisao, mas e' preciso eventualmente decidir onde voce quer chegar.

Se voce nunca sabe a direcao na qual quer ir, voce anda em circulos.

Para o universo te dar forca e propulsão para ir, e' preciso escolher para que sentido vais.. Atraimos o que pensamos, certo? Se nossos pensamentos estao soltos e indecisos, e' mais dificil a atracao..

Bjs!

Alana de Abreu Trauczynski disse...

Isso aí, Romi. Concordo contigo. Por isso PROCURO ser decidida, mas não é sempre que dá! rsrs. Existem pessoas que tem muitos interesses, muitas possibilidades, fica difícil focar. Mas é este o objetivo.