segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Contra o mal, vou ser ainda melhor...


Que tal respondermos a injustiça, desonestidade, mentira, traição, crueldade - e todas as outras características negativas que pudermos compilar - com a característica positiva oposta?
Tudo aquilo que vemos de negativo nos outros, de certa forma temos dentro de nós mesmos. Se não tivéssemos, nada reconheceríamos. A humanidade lida diariamente com as mesmas emoções, temos um inconsciente coletivo compartilhado, de onde tiramos todas estas porcarias, além das que produzimos individualmente. Mas, e se ao invés de reclamar, julgar e apontar o dedo nos comprometêssemos em melhorar a nós mesmos?
- A mesquinharia me incomoda profundamente. Serei mais generosa.
- A mentira me molesta. Serei mais verdadeira a cada dia.
- A desonestidade dos políticos me dá arrepios. Respondo a isso sendo cada vez mais honesta. A partir de agora vou devolver troco a mais e avisar o garçon que errou na conta, coisa que antes não fazia.
- A injustiça me comove. Serei justa.

Aí está a verdadeira solução para o mundo. Só que não é o caminho mais fácil, né? É tão mais confortante xingar e achar que eu não tenho nada a ver com isso...

Nenhum comentário: