domingo, 2 de janeiro de 2011

Liberdade x libertinagem


Quem me conhece sabe que eu falo muito sobre liberdade. Como boa aquariana, este é um grande valor para mim. No entanto, acho que muitas vezes essa palavra é mal interpretada. Acham que ser livre é poder fazer merda por debaixo dos panos, trair o namorado, ir para onde quiser, quando quiser, sem consideração para com os outros. Isso não seria libertinagem?
Pequena definição de liberdade: 1. Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física e/ou moral. 2. Poder de exercer livremente a sua vontade.
Definição de libertinagem: 1. Vida de libertino. 2. Devassidão, licenciosidade.

Acho que já ficou bem claro. O fato de querer ser um ser humano livre nada tem a ver com pensamentos subversivos, desejos ocultos ou fantasias não vividas. Se estes existissem, deveriam estar sendo vividos e não fantasiados.

Uma pessoa que tem este anseio por liberdade deve ser respeitada, de todas as formas, ou nunca será feliz. Pode ser que ela nem faça metade das coisas que diz querer fazer, mas ela deve ter a certeza de que, se quiser, PODE! O que faz o nosso cônjuge feliz deveria ser o que queremos para ele(a), ponto final. Ou você prefere que a pessoa esteja fazendo aquilo que a gente quer, com o coração apertado ou lágrimas nos olhos? Este é o segredo para o começo do fim de uma relação. Prive aquele que você ama do poder de exercer livremente a sua vontade e estará fadado a uma relação triste, sem vida, sem verdade.

Existe também uma liberdade muito maior do que a definição de qualquer dicionário. Esta vai além dos limites entre nós e o outro, além dos limites do certo e errado, além dos limites da mente. Podemos também chegar à esta... mas não sem começar pela outra!

Um comentário:

Silk disse...

Banana!!! Banana!!! Sempre dando bolas dentro!!!
É minha priiiiiiiiiiiiiiiimaaaaaaaaaaaaaa!!!!