quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Poemas temáticos - Exposição Isidora&Mariana

O Lençol

Células mortas
Memória viva

Células vivas
História morta

Cobre e descobre a vida e a morte
Protege o escancarado
Vela o sono, enfeita o sexo

Lençol gosta de pele, pêlo
Saliva e respiração
cama e chão
colchão

Sempre manchado de gente, 
Lençol, ente presente

A linha

No começo, o nó, para prende-la, fina linha. 
Que perfura, pequenina, na garupa da agulha
E costura (como num nado, mergulha e emerge, ora exibida, ora omitida)
No final, o laço - une belo o embaraço do que a linha quis trançar
E ali ficam atados, 
Elementos costurados no pano do mundo
É a trama da vida

Crua

Estou de alma nua num corpo vestido
E quando o corpo se despe, a alma dança
Como bichos no verão, lagartos sob o sol, fico nua para ti por instinto, pois essa é a minha natureza.
E nada cabe senão natureza no espaço que habitamos.
Por isso assim o faço, me desfaço, sinceramente à vontade.
Estou nuamente vestida. Apropriado e eterno traje para nossos encontros.

Não perecível

Não te achei. Apenas dei-me conta de ti.
O achar-te, traria o medo de perder-te.
Dei-me conta de ti em mim.
E não me distraio mais. 
Agora já sei que és, estás, e em mim viverás.


Molho

Sou de água. Quase toda.
Em quase tudo.
Se cristalina ou lodo, escolha minha.
Se gelada ou morna, fértil ou estéril, decido eu.
Só não sou afeita a todo frasco. Transbordo o limite, evaporo sem ferver. 
E o mais importante:  não gosto de aquários. 







Nenhum comentário: