quinta-feira, 15 de março de 2012

The magic Maroc

Só agora estou conseguindo elaborar e falar. Foi um sonho de viagem. Marrocos, mais uma vez. Dessa com um casal de amigos. Aqueles amigo que são do peito, íntimos, família, nesse nível.
Tudo muito real, aberto, tranquilo e divertido. Mais que tudo, divertido. Como rimos nesse país!

Andamos de carro alugado pelo país inteiro. De Tânger ao Saara. Mar, montanhas, neve, sol, piscina, secura e deserto. Todas as experiências em 21 dias. E beleza, beleza e mais beleza. Que lindo lugar é essa porta da África!

Reencontramos nosso guia, que ficou nosso brother, Bashir que nos protegia, guiava e nos divertia. Sabe aquela sensação de "tá comigo, tá com deus"? Nos acompanhou em alguns lugares, em outros curtimos sòzinhos. Marrakesh, por exemplo, tá dominado! Lá circulamos como em casa. Êta lugarzinho delicioso de se viver, altamente curtível!

Tânger, de frente para o Atlântico, beleza pura. O mar, a vista do nosso Riad, a medina antiga e linda. É realmente o lugar para se chegar ao Marrocos. Recebe a todos de braços abertos, como uma mulher linda e sedutora. Passamos uma noite inesquecível, tomando champagne e comendo tâmaras e amêndoas, debaixo de uma noite estrelada, ouvindo uma rádio suíça que é o máximo. Era o som do Riad...nem podíamos acreditar... deslumbramento por cima de deslumbramento. Ainda por cima com aquela trilha sonora? Puro êxtase!

Fes depois. Cidade linda, pouco desbravada por nós até agora. Estamos só na beiradinha esperando que ela se abra para esses brasileiros sedentos de Oriente. Num pôr-do-sol, com a cidade a nossos pés, tomando um chá de menta, nem falávamos, tal o estado de paz e deslumbramento.

Atravessar o Atlas de carro é de tirar o fôlego. A vista, as cores das montanhas, a neve nos picos, chegando muito perto da estrada e as pedras deslumbrantes que se abrem com preciosidades internas. Silêncio para apreciar a paisagem...

Em Agadir ficamos num hotel fabuloso e nem saímos dele, só para descansar. Pôr-do-sol na frente da janela do quarto, daqueles africanos, vermelho profundo como não vemos por aqui.

Essaouira, lugar de gente doida, surfistas, hippies velhos e novos, lá não são raça em extinção. Pelo contrário, são o povo do lugar. Convivendo com as mulheres de burca. A medina é das mais sofisticadas; pequena, em relação as outras, mas que dá para se perder bonito. Adorável lugar...

Essa é uma parte. De Marrakech e do Saara falo em outro blog.







Minha chefe aqui no blog não gosta que eu me prolongue...

Nenhum comentário: