terça-feira, 20 de março de 2012

Livres?

Acho que a coisa que mais agradeço em minhas orações é viver em uma época e em um país livres. Os clichês negativos sobre o mundo de hoje me cansam. Agora a liberdade é escolha, consciência. O ser livre é algo que precisa ser eleito internamente, já que o mundo aqui fora aceita-nos de qualquer jeito, com qualquer roupa, qualquer religião, qualquer opção sexual. Agora somos nós que guardamos as chaves de nossas algemas e é possível, mais do que nunca, ser realmente livre. Escolha seu trabalho, seu amor, seu país para viver, conforme seus gostos e crenças. Sim, agora tudo pode. Não há obrigação de eternidade: nem na carreira, nem nos casamentos, em nada! Pode-se escutar tudo e dizer qualquer coisa. Pode-se comer qualquer coisa ou viver de luz. Ser uma mulher-motorista ou um homem-manicure. Pode-se, pode-se, pode-se.

Aí está também a armadilha: a liberdade é a prisão de quem não sabe usá-la. Acabamos muitas vezes encurralados nos labirintos das múltiplas escolhas. Porque cada escolha é uma renuncia. E renunciar dói. Escolher, mais ainda! Escolher bem implica autoconhecer-se bem. Quando detemos o poder de escolha, sem imposições e direcionamentos alheios, a bússola do que é bom para nossas vidas somos nós mesmos.


Silenciar a mente mentirosa e  encontrar o sim e não é resultado de muito exercício. Achar a resposta e satisfazer-se com nossa decisão, sem sofrimento, é o ideal. Pode tornar-se real, mas haja exercício! O poder de escolher só faz sentido se nossas escolhas gerarem alegria e plenitude, não é?

Agradeço por viver neste momento da humanidade, mas para viver bem a liberdade contemporânea, interiorizo essa antiga: Conhece-te a ti mesmo!

2 comentários:

Yuri disse...

It is only when you exercise your right to choose that you can also exercise your right to change. You cannot manage your life if you do not manage your self. You cannot manage your self if you do not manage your choices. Manage your choices, and you will manage your life.

Joao Castro disse...

Curti muito!! Dficeis escolhas na vida, esse é o preço de tanta liberdade!!