quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Idade X maturidade X personalidade

Seria tão fácil se idade, personalidade e maturidade fossem dependentes uma da outra.. saberíamos mais ou menos o que esperar de cada faixa etária sem tantas expectativas, e a velhice seria muitissimo mais valorizada. É claro que o  fator TEMPO cria ESPAÇO  para que se MATURE  a idade (maturidade). Esta por sua vez acentua o manifesto da PERSONALIDADE.
Mas definitivamente, estes 3 itens não são interdependentes.  E que bom! As pessoas ficam menos óbvias e os jovens tem a possibilidade e a escolha de serem fortes e maduros antes de ficarem grisalhos.

O tal mito da maturidade...ah, tenho amigos quarentões ficando para trás. E menininhos de vinte anos que sabem o que querem com firmeza e sem ansiedade. E essa mescla de idades e personalidades se vê por aí. As rodas de amigos e os casais estão cada vez mais heterogêneas, as parcerias profissionais também.
O melhor de tudo é que estaremos em constante construção e aprendizado até passarmos dessa pra próxima, afinal não se para de envelhecer nunca. A maturidade pode ter freado no tempo, e a personalidade vai solidificando. Mas nada deixa de ser dinâmico de algma forma. E o tempo vai permitindo o polimento da maturidade e da personalidade, mas lembre que este tempo não é linear, apenas nossa contagem dele. Agir de forma imatura não te deixará mais jovem. . Aos que se sentem confortáveis na eterna  fuga do crescer, eu diria: conservar a criança interior  não é ser Peterpan para sempre,  afinal a Terra do Agora tem tantos  prazeres, perigos e aventuras quanto a Terra do Nunca, com a vantagem de ser um pouco mais real.

E pra finalizar, diria que foi tudo hipocrisia, pois devo ainda ser muito imatura e me sinto um Peterpan muitas e muitas vezes. Quem sabe me falta ainda idade... Ou personalidade...

Nenhum comentário: