segunda-feira, 14 de março de 2011

Conhecendo o mundo...

Como já falei montes de vezes por aqui, minha intenção atual é conhecer o mundo.
Assim que decidi com meu marido ir para Marrocos. Por que Marrocos?
Porque é terra de sonhos e eu adoro ir para lugares totalmente diferentes do meu cotidiano. Gosto de outros cheiros, outra maneira de se vestir, outra etnia, jeito de pensar diferente. Para mim, pelo menos por enquanto, viajar é isso. Nas idas e vindas sempre dou uma paradinha pela Europa, mas só um pouquinho, porque alí me sinto tão em casa, tudo tão seguro, previsível...

Assim conheci o jeito marroquino de pensar. Gente, é muito louco para nós. Ao mesmo tempo que são gente como nós, os mesmos medos, sentimentos, desejo de ser amado, hostilidade, tudo igual.

Junto com isso a beleza do lugar. Impressionante, eu não esperava que fosse tão lindo. Exótico sim, mas beleza não fazia parte das minhas expectativas. Fiquei atônita com o que vi de natureza, tanto mar quanto montanhas. Os povoadinhos no meio das estradas... já que nos locomovemos de carro todo o tempo e andamos praticamente pelo país inteiro, eram desbundantes.

As mulheres de burca, muitas, outras de jeans e lenço na cabeça e algumas como nós, profissionais, maquilladas, com celular, dirigindo, moderníssimas. Essas poucas, bem poucas.

Nesse conhecer, viajar, todo dia ir a lugares diferentes, vais olhando para ti, internamente, e conhecendo aspectos ocultos ainda, preconceitos escondidos, medos afundadinhos alí dentro da inconsciência. Legal ver e poder se livrar, trazer à tona, limpar, ficar leve, mesmo que as malas aumentassem de peso todo dia.

Mais doido ainda se ver irmã de pessoas que não tem em comum nada, mas nada mesmo e se saber igual, conversar igual, pensar igual. Voltar com a experiência de que somos todos humanos, desejamos as mesmas coisas, sentimos da mesma maneira... e olhar para o irmão e ver que só tem um dente, anda sujo, sem dinheiro, todo dia tendo que arranjar dinheiro para pagar a noite na pensão e sermos UM! Iguais! De verdade, isso não é metáfora. Não existe nada diferente entre nós.

Voltei mais ampla, menos apegada, mais solta na vida. Ela, a vida, vive como dá, como pode. Dar significado às coisas é que nos deixa menos medrosas, diminui o sofrimento, aumenta a liberdade!

Para saber mais sobre o Marrocos e ver mais fotos, visite o blog construído durante a viagem:
http://marrocoslavoueu.blogspot.com/




Nenhum comentário: